Continuando o trabalho com o 1ºB hoje. Tivemos duas aulas. A primeira foi consumida na elaboração da tabela nas folhas de sulfite. Estou descobrindo as lacunas de formação desses alunos. A idéia de organizar os dados em uma tabela surgiu na sala, por sugestão de um dos alunos. Antes de impor o uso da tabela, perguntei a eles qual seria a melhor forma de organizar os dados. Dois deles responderam. Um aventou a possibilidade de usar o formato de um questionário, e quando objetei dizendo que isso tomaria muito tempo e espaço, um outro veio com a ideia da tabela.
Foi interessante vê-los trabalhando com as réguas. Muitos não sabem como usa-las adequadamente, calcular os centímetros. Se não houver orientação, fazem o serviço a mão livre, sem qualquer cuidado. Tive que trabalhar alguns conceitos de Matemática... Calculamos na lousa o espaço que deveria ser reservado a cada linha e a cada coluna, de maneira a ocupar de maneira simétrica o espaço da folha e traçar o número necessário de quadros para conter as informações.
Na sala de informática, mais dificuldades. Apenas cinco computadores estão funcionando, um deles com falhas graves que obrigam o usuário a fechar o editor de textos a cada 90 segundos. Enervante... Não temos internet, então trouxe de casa, copiados num pen drive, os textos que servirão de fonte. É claro que eles não contemplam toda a necessidade da pesquisa, mas foi o qu pude arranjar. Vinte e nove alunos tentaram se organizar ao redor de 5 PC's. O que acaba acontecendo é que os dois mais bem posicionados localizam e anotam os dados, enquanto os demais copiam...
Nenhum comentário:
Postar um comentário