Os estudantes ainda estão ocupados em preencher suas tabelas. Já têm mais segurança no uso dos computadores e na localização da informações. Alguns foram além do esperado, produzindo tabelas especiais ampliadas e coloridas, outros usaram seus conhecimentos em informática para fazer suas tabelas no editor de textos. Agora que o trabalho se aproxima do fim, brota a dúvida sobre como aproveitar os esforços feitos e criar um fechamento que dê sentido a tudo o que foi desenvolvido. É um momento crucial, que pode tanto salvar quanto perder tudo que fizemos.
Nessas horas percebo as lacunas de minha formação com mais força, e fica claro o grau de dificuldade envolvido na atividade pedagógica. Afinal, em que esse trabalho contribuiu para a formação desses jovens? Que elementos foram somados a suas essências em formação? Preciso encontrar uma forma de avaliar que etapas foram proveitosas e quais foram inúteis...
Na quinta-feira irei encerrar, com os segundos anos, o trabalho com as tabelas e, se houver tempo, iniciarei o uso dos textos. Não fui capaz de reproduzir os capítulos do livro ainda, como queria. Apenas a introdução está disponível, e é por aí que começarei. Uma cópia para cada aluno foi disponibilizada, graças aos esforços da coordenadora pedagógica, que driblou a pane do computador da sala dos professores e imprimiu o texto na secretaria (mas isso é segredo...)
Tentarei fazer uma leitura em conjunto, extraindo de cada parágrafo ideias, conceitos e informações. Um dos alunos espontaneamente se dispôs a digitalizar o resto do livro...
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