quarta-feira, 8 de abril de 2009

INTERDISCIPLINARIDADE, ESCRITA DA HISTÓRIA, PRÉ-HISTÓRIA AMERICANA


No 1ºEM gasta-se bastante tempo discutindo a questão da escrita da História, a interdisciplinaridade e o uso de fontes. Essa matéria da Folha de São Paulo do dia 27/03 (caderno Ciência - pág. A16) ilustra bem todas essas questões. Trata de novas descobertas a respeito do cultivo do milho na América Central, descobertas que recuam em 1.100 anos o cultivo do cereal. Usei e aprovei...
ATIVIDADES – INTERDISCIPLINARIDADE; PROCESSO DE ESCRITA DA HISTÓRIA

1) Do que trata o texto?

2) Que descobertas foram feitas pelos cientistas?

3) Que provas os cientistas apresentaram para defender suas afirmações?

4) Que ciências foram empregadas na elaboração dessa pesquisa?

5) O que são FITÓLITOS?

6) Qual é o papel dos fitólitos na descoberta anunciada pelo texto?

7) O que é TEOSINTO?

8) De que formas os arqueólogos distinguem pedras comuns das que foram empregadas na moagem de alimentos?

9) Qual a dificuldade de se encontrar restos orgânicos antigos preservados em áreas úmidas?

10) Observe nas ilustrações as modificações que ocorreram desde o teosinto até o milho moderno. De que maneira você acha que isso acontecer?

11) Qual é a importância desse tipo de estudo?

12) O que podemos saber sobre a vida das pessoas que viveram na região do atual México há 8.700 anos?

13) A que conclusões podemos chegar, após a leitura deste texto, sobre o processo de escrita da história? Como ele é feito? Quais suas características?

Nenhum comentário:

Postar um comentário