quinta-feira, 11 de junho de 2009

O que faz valer a pena...

...nessa Vida de professor é o resultado que, às vezes, se alcança com o trabalho. Após termos concluído a abordagem teórica do Nazifascismo, e com tempo de sobra, uma vez que os novos Cadernos do Aluno ainda não haviam chegado, decidi exibir para os Terceiros anos o filme "O Pianista", de Roman Polanski. O impacto da obra foi enorme, tanto para os alunos quanto para este emotivo professor... Ao final da exibição, os próprios alunos sugeriram realizar um trabalho sobre o tema. Aceitei a proposta e deixei-os livres para que escolhessem como e com quem trabalhar. Nesta quarta-feira, 10 de junho, fui surpreendido... Autonomamente, cada indivíduo reuniu o melhor de si e aplicou na confecção destes trabalhos, que exibo, com orgulho, nesta postagem.



A aluna Lidiane, mais uma vez, superou as expectativas, elaborando um detalhado relatório que trouxe informações tanto sobre as condições para a ascensão do nazismo na Alemanha quanto uma descrição do filme que assistiu nas aulas, ricamente decorado com seus preciosos desenhos.



Os jovens Maíra, Gesiele, Daniel, Andreza, Crislaine, Zuleica e Marcos elaboraram um trabalho de múltiplos formatos: desenhos, textos, resenhas e uma belíssima apresentação de slides.




Os alunos Gabriel, Jean e Everton apresentaram um vídeo que produziram sobre o tema.



Os jovens Leonardo, Adivânio, Maciel, Edinei, Fabrício e Rafael fizeram uma dramatização sobre a revolta dos judeus poloneses contra a dominação nazista.


Não consegui encontrar palavras para descrever o contentamento que senti ao vê-los exibindo seus trabalhos, tão bem planejados e executados. Resta saber se o Estado e a sociedade irão saber acolher esses jovens tão talentosos, dando a eles as oportunidades que merecem... Em breve eles estarão fora da escola, e a incerteza os ronda. Nestes meus anos na profissão tenho visto, entristecido, a perda desse valiosíssimo manacial de qualidades.
Aos jovens da E.E. Jofre Manoel, e a todos os que enfrentam essa terrível encruzilhada, meus votos de bons ventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário